Setembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
arquivos
2010
Posts mais comentados
16
Set
10

Doenças causadas pela má circulação

O que é?
A má circulação é causada pelo acúmulo de gordura nas paredes das artérias. Quando isso acontece, elas ficam endurecidas e estreitas tornando a circulação do sangue bem mais lenta. "As doenças circulatórias ocorrem devido à contração ou vasoconstipação das artérias periféricas, o que aumenta a resistência da circulação normal. Portanto, pessoas sensíveis a estas questões devem se cuidar mais no inverno e evitar a exposição a baixas temperaturas", orienta o angiologista e cirurgião vascular José João Lopes.

“A má circulação pode provocar enfermidades que se manifestam nas extremidades do corpo como dormência dos membros, formigamento nas mãos e pés e extremidades frias”

O especialista explica que temos três tipos de circulação. "As artérias levam o sangue oxigenado para os tecidos; as veias trazem de volta o sangue para o coração e os linfáticos conduzem a linfa para as veias". Se o cuidado no inverno é com as artérias - a aterosclerose causa seus estreitamento e até entupimento - uma atenção especial deve ser dada às veias no verão, que podem ser vítimas de varizes e trombose.

No Brasil as doenças circulatórias foram as que mais mataram em 2008, de acordo com um estudo divulgado pelo Ministério da Saúde. Só em 2005 foram 283.927 mortes - cerca de 32% dos óbitos registrados no ano. E não é lenda: mulheres sofrem mais com a má circulação. "Elas têm maior tendência a desenvolver varizes em comparação com os homens, provavelmente devido ao estrógeno", analisa o angiologista.

A má circulação pode provocar diversas enfermidades que se manifestam nas extremidades do corpo como dormência dos membros, formigamento nas mãos e pés e extremidades frias. Pessoas com hipersensibilidade ao frio devem se proteger também da Doença de Raynaud (pronuncia-se reina). Normalmente, começam com palidez, vão para a cor violeta e terminam com vermelhidão: pés, mãos e narizes têm a sensibilidade diminuída, evoluindo para quadros de dormência e dor.

"Existe uma relação bem nítida deste quadro clínico com algumas doenças como a escleroderma, Lupus, tabagismo e artrites. A recomendação é para que as pessoas com esse tipo de problema se protejam do frio, jamais fumem e tenham um acompanhamento constante com o cirurgião vascular, pois, às vezes, a evolução dos sintomas se agrava, provocando a gangrena das pontas dos dedos", alerta o Dr. José João.

As doenças circulatórias são as que mais matam os brasileiros, de acordo com um estudo divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde. Esse tipo de enfermidade, associada à má alimentação, ao consumo excessivo de álcool, ao tabagismo e ao sedentarismo, tirou a vida de 283.927 pessoas no país em 2005 —32% do total de mortes registradas no ano. As doenças causadas pela má circulação são: Trombose, Dormência, Caîmbras,Varizes, Dores
Estremidades Frias, Problemas cardíacos, Tonturas, falta de memória e falta de ereção.
sangue desempenha um papel de vital importância na manutenção da vida, pois através dele são transportados oxigênio e sais minerais que alimentam as células dos diversos órgãos e tecidos do corpo. Mesmo pequenas modificações em seu conteúdo podem induzir o mau funcionamento de alguns tecidos, sendo que os mais facilmente afetados são os tecidos nervosos e os musculares. Quando um tecido não recebe sangue em quantidade suficiente, suas células começam a morrer por falta de alimento, e isso pode resultar em colapso de todo o organismo.
Os glóbulos brancos e os anticorpos presentes no sangue constituem a primeira linha de defesa contra as infecções e as doenças causadas por agentes externos.
Quando alguma infecção está em desenvolvimento no organismo, os anticorpos multiplicam-se em grande número e são imediatamente enviados aos tecidos afetados, onde absorvem e digerem as bactérias nocivas ou qualquer outro material estranho. Além dessas funções, o sangue também é responsável pela manutenção do equilíbrio térmico e da acidez do organismo.
É de vital importância que as artérias estejam desimpedidas e em boas condições para que o sangue possa fluir livremente. As dificuldades circulatórias causam diversas enfermidades, e seus sintomas manifestam- se principalmente nas extremidades do corpo, através de dormência dos membros inferiores, formigamento das mãos e pés, e extremidades frias. É recomendável fazer controle periódico da pressão sanguínea e dos níveis de colesterol.
Para o bom funcionamento do sistema circulatório, suspenda o uso de fumo, de bebidas alcoólicas, de café e de chá-preto; evite alimentos cárneos (principalmente os de origem suína), gordurosos (frituras, queijos, manteiga, margarina, ovos) e industrializados.
Evite também o sedentarismo e o ESTRESSE. Use alimentos naturais, DEPURATIVOS DO SANGUE e ALCALINIZANTES.
Os exercícios físicos, quando praticados com moderação e método, ativam a circulação sanguínea e fortalecem o músculo cardíaco; a caminhada matinal descalço sobre grama fria combatem o estresse. Veja tratamentos para COLESTEROL, HIPERTENSÃO ARTERIAL e HIPOTENSÃO ARTERIAL.

 

TRATAMENTOS


Hortaliças
Agrião • Suco diluído em água. Tomar 250 ml de manhã em jejum.
Cebola • Suco diluído em água. Tomar 250 ml 30 minutos antes do almoço.
Pepino • Suco diluído em água. Tomar 250 ml de manhã em jejum, e após o almoço.

Frutas
Maçã • Refeições exclusivas 3 vezes por semana. Veja no link.
Melão • Refeições exclusivas 3 vezes por semana. Veja no link.
Pêra • Refeições exclusivas 3 vezes por semana. Veja no link.

Plantas
Carqueja • Chá das folhas (20 g para I litro de água). Tomar 4 xícaras ao dia.
Erva-doce • Chá das folhas (20 g para I litro de água). Tomar 4 xícaras ao dia.

Outros Tratamentos
Hidroterapia • Banho escalda-pés antes de dormir.

publicado por blogs às 22:22
De Varizes a 2 de Agosto de 2011 às 13:47
Adorei o seu blog está muito bem explicado, qualquer pessoa entende a informação. Voltarei mais vezes
De Anónimo a 9 de Julho de 2012 às 22:56
Gostei muito das sugestões referentes a alimentação.
Tomei nota e vou seguir.Valeu muito para mim.
De Gilvan Gonçalves Bezerra Fitoterapeuta a 30 de Novembro de 2012 às 13:35
Extrato de ervas composto elimina vasos e varizes. Veja depoimentos
site www.varizestemcura.com
De Anónimo a 26 de Setembro de 2013 às 00:53
Posso tomar o remedio Nactali? tenho ma circulação nas pernas.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Posso tomar o remedio Nactali? tenho ma circula&cc...
Extrato de ervas composto elimina vasos e varizes....
Gostei muito das sugestões referentes a alimentaçã...
Adorei o seu blog está muito bem explicado, qualq...
blogs SAPO